sábado, 28 de março de 2015

Preparação de elenco: intensidade e entrega

PARTICIPANTES se revezaram em duplas trios e grupos para os jogos de cena com foco no corpo 

A sala preta do Espaço Cultural da Ufal se encheu de luz, energia e intensidade para receber o projeto Filmar no último sábado, 28 de março. A oficina de preparação de elenco Do Roteiro Ao Corpo, com a atriz, fotógrafa e preparadora de elenco Sandra Calaça durou apenas três horas, mas deixou um gostinho de quero mais em todos os participantes. Boa parte deles com experiência em atuação, e outros, no entanto, iniciantes em interpretação para cinema. Clique aqui para ver a galeria de fotos da oficina.

Claro que, como a interpretação é um assunto muito vasto, uma oficina apenas jamais seria capaz de esgotar o assunto. Mas, como a própria Sandra explicou, a idéia era fazer soltar o animal de dentro de cada um dos participantes, fazer perceber o corpo, permitir-se entregar, confiar no parceiro de cena e, principalmente, viver. 

SANDRA CALAÇA orienta os participantes em cena
"No cinema, o ator não precisa fazer nada além do que entregar toda sua verdade, viver seu personagem", afirma Sandra. "É o diretor, com suas lentes, e com sua visão, quem colhe o momento mais apurado e depurado que o ator possa entregar. É um jogo de confiança mútua", explica.

E a oficina foi, até agora, a mais prática do projeto Filmar. Todos os inscritos tiveram suas inscrições confirmadas e receberam a seguinte mensagem: venha e traga roupas leves. E todo o trabalho foi pontuado por exercícios e jogos corporais, de respiração, expressão. Os quase trinta participantes se revezaram em duplas, trios e grupos para, com base nas orientações da preparadora de elenco, serem capazes de improvisar as cenas.

No final, a sensação de que há, em Maceió, um grande interesse de jovens atores, e mesmo gente mais madura, pela interpretação dramática. E, especificamente, pela interpretação para cinema. "A impressão que ficou é que tem muita gente talentosa, e muito a fim de fazer cinema em Alagoas. Essa oficina foi um exemplo claro disso. A gente já tinha ficado satisfeito ao ver uma média de 10 a 12 pessoas nas oficinas anteriores, e nesta, onde tivemos uma procura três vezes maior, então foi uma agradável surpresa. E não custa lembrar que as oficinas ocorrem num sábado pela manhã", explica a coordenadora do projeto, a graduanda em Teatro, Fabiana de Paula.

SALA PRETA do Espaço Cultural da Ufal ficou repleta para a quarta oficina do Projeto Filmar
"Foi uma energia realmente muito boa. Muita gente a fim de fazer a mesma coisa, e todos juntos. Realmente, uma sensação de arrepiar, e uma das melhores experiências na minha carreira", finaliza Sandra Calaça. 

Em breve, o projeto Filmar vai divulgar a nova oficina, após o reajuste no cronograma. No entanto, nomes importantes da cena do audiovisual em Alagoas estão acertando detalhes para ministrar as próximas oficinas, Fique ligado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário